Carlos Ito e Clotilde Campos recebem a I.M.


* 27 de novembro de 2021

Os Escotista Carlos Ito e Clotilde de Oliveira Campos receberam no dia 27 de novembro a Insígnia da Madeira do Ramo Escoteiro. Devido a pandemia de Covid a cerimônia ficou restrita apenas para o grupo. No mesmo evento a Chefe Clotilde também recebeu a insígnia da Madeira da linha Dirigente Institucional.

A Insígnia de Madeira surgiu no Movimento pelas mãos de Baden Powel associada ao primeiro curso realizado em Gilwel Park de 8 a 19 de setembro de 1919. O símbolo do treinamento são duas contas de madeira, cópia de um velho colar presenteado a Baden Powel por um rei Zulú, durante sua permanência na África em reconhecimento à superioridade guerreira e pelo tratamento digno dado ao rei ao seu povo. Baden Powel deu uma das contas deste colar a cada participante do 1º Curso em Gilwel Park, e a ideia era conceder algo que tivesse um significado maior que um diploma ou certificado. A correia em couro tem suas extremidades unidas por um nó de aselha e em cada ponta, fixadas as contas por um cote de uma volta. Quando a correia possuir duas contas, uma em cada ponta, significa que o seu portador é Escotista com a Insígnia da Madeira concluída.

O lenço de Gilwel foi criado por Baden Powel num tecido de cor rosa acinzentado e traz a aplicação na ponta triangular um retângulo do “Tartan” MacLaren, em homenagem aos que adquiriram as terras de Gilwel.


  • Compartilhe:

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens