» Notícias » Ações de combate à dengue começam no final de semana

Ações de combate à dengue começam no final de semana


Embora a Secretaria de Estado da Saúde tenha divulgado queda nos índices de casos de dengue no Estado neste ano, a Divisão Municipal de Vigilância Epidemiológica está sob alerta de uma possível epidemia na região. Na manhã desta terça-feira, 20, secretários municipais e representantes de outras organizações de Bragança Paulista, voltaram a se reunir para traçar um plano emergencial para evitar um surto da doença nos próximos dias.

Durante a reunião, especialistas no assunto que prestam serviços na Divisão Epidemiológica apresentaram um mapa onde as ações devem ser consideradas de prioridade. São bairros localizados às margens da Rodovia Capitão Bar-duíno, estrada que liga Bragança Paulista ao Circuito das Águas, e por onde a doença pode chegar à cidade, visto que Bragança não tem casos autóctones, ou seja gerados aqui.

De acordo com Marcus Leme (foto), chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, todo apoio da comunidade para o combate aos possíveis focos de criação do mosquito da dengue é importante. “Está definido que a ação de combate à dengue em Bragança começa no próximo sábado, 24, quando os agentes comunitários de saúde, juntamente com escoteiros, sairão às ruas dos primeiros 14 bairros já designados no mapa. Eles trabalharão durante toda a semana até culminar com o mutirão do dia 31. Para o sucesso da ação a população deve estar receptiva às abordagens e orientações”, explica.

A partir do dia 31 a campanha de combate à dengue ainda continua até porque, segundo os prognósticos de Marcus Leme, a ocasião mais perigosa ainda está por vir. “Nosso maior cuidado é com a segunda quinzena do mês de abril quando se estima que seja o pico da possibilidade de contaminação”, justifica.

Os primeiros bairros onde a população receberá a visita dos agentes e dos escoteiros são Vila Garcia, Jardim São Miguel, Jardim Iguatemi, Parque dos Estados, cidade Planejada I e II, Jardim Fraternidade, Vila Bianchi, Jardim Recreio, Toró, Torozinho, Penha e Vila David.

Além das secretarias municipais, escoteiros e voluntários, participarão da ação atiradores do Tiro de Guerra e integrantes do PSF (Programa Saúde da Família).

  • Compartilhe:

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens