» Notícias » Chefe José Salaroli recebeu a Insígnia de Madeira

Chefe José Salaroli recebeu a Insígnia de Madeira


12 de maio de 2018

O Grupo Escoteiro Jaguary possui mais um I.M., o Chefe José Augusto Salaroli. Chefe Guto recebeu o certificado de conclusão de Nível Avançado em duas áreas, Ramo Sênior e Dirigente Institucional. A cerimônia de entrega aconteceu na sede do Grupo Escoteiro Jaguary no último sábado, dia 12 de maio, contou com a presença de amigos e familiares.

O Chefe José iniciou sua vida escoteira em 2007 no GEJ, fez sua promessa escoteira em 9 de julho de 2007. Foi diretor de patrimônio no grupo entre 2007 a 2010. Presidente do grupo entre 2011 a 2016 (3 mandatos). Coordenador de Patrimônio do 18º Distrito Escoteiro Corrente da Paz e Gestão de Adultos (Adjunto) entre 2015 e 2018. Condecorado com medalha de bons serviços (5 anos) em 2013 e medalha de gratidão (bronze) em 2015.

A Insígnia de Madeira surgiu no Movimento pelas mãos de Baden Powel associada ao primeiro curso realizado em Gilwel Park de 8 a 19 de setembro de 1919. O símbolo do treinamento são duas contas de madeira, cópia de um velho colar presenteado a Baden Powel por um rei Zulú, durante sua permanência na África em reconhecimento à superioridade guerreira e pelo tratamento digno dado ao rei ao seu povo.

Baden Powel deu uma das contas deste colar a cada participante do 1º Curso em Gilwel Park, e a ideia era conceder algo que tivesse um significado maior que um diploma ou certificado. A correia em couro tem suas extremidades unidas por um nó de aselha e em cada ponta, fixadas as contas por um cote de uma volta. Quando a correia possuir duas contas, uma em cada ponta, significa que o seu portador é Escotista com a Insígnia da Madeira concluída.

O lenço de Gilwel foi criado por Baden Powel num tecido de cor rosa acinzentado e traz a aplicação na ponta triangular um retângulo do “Tartan” MacLaren, em homenagem aos que adquiriram as terras de Gilwel.

  • Compartilhe:

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens