» Notícias » Iniciadas as ações efetivas para combate à dengue em Bragança

Iniciadas as ações efetivas para combate à dengue em Bragança


O programa de combate à dengue começou a ser cumprido em Bragança Paulista. As primeiras ações tiveram início na manhã do último sábado, 24, quando agentes de saúde da Divisão Municipal de Vigilância Epidemiológica e do PSF (Programa Saúde da Família) e o Grupo de Escoteiros visitaram residências em vários bairros da cidade. Durante as visitas, os moradores receberam panfletos contendo orientações acerca dos cuidados para se evitar criadouros do mosquito transmissor da dengue.

O programa de visitas tem o objetivo de preparar a população acerca de uma provável epidemia de dengue e para um mutirão de combate à doença que acontece no próximo sábado, 31 de março, Dia “D” Combate à Dengue. A preocupação dos especialistas é com o fato de que Bragança Paulista está localizada numa região considerada como rota de proliferação da doença.

As ações começaram a ser preparadas há mais de 15 dias por um grupo de profissionais da Divisão Municipal de Vigilância Epidemiológica, especializados no assunto.

Os atiradores do Tiro de Guerra também estarão engajados na luta. Uma palestra a ser ministrada nesta terça-feira, 27, fornecerá elementos suficientes para que os atiradores saiam às ruas e trabalhem durante a semana em diferentes bairros.

As ações de combate à dengue priorizam os bairros nas imediações da Rodovia Capitão Barduíno, estrada de acesso ao Circuito das Águas, porque, segundo a conclusão de estudos, Bragança não tem mosquitos infectados e nem casos positivos da doença contraídos dentro dos limites do Município. Todos os casos detectados vieram do fora.

Os bairros que receberão uma maior atenção são: Vila Garcia, Jardim São Miguel, Jardim Iguatemi, Parque dos Estados I e II, Planejada I e II, Fraternidade, Vila Bianchi, Jardim Recreio, Toró, Vila David e adjacências.

A Vigilância Epidemiológica recomenda que os agentes de saúde sejam bem recebidos nos imóveis, pois, além de procurar larvas mosquito em recipientes que acumulam água, eles aplicam substâncias preventivas contra a dengue.

  • Compartilhe:

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens